Evento “Campori Resgatados” transforma Parque de Exposições em uma cidade temporária para desbravadores de toda a Bahia e Sergipe
Entre os dias 13 e 17 de novembro, o Parque de Exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana, recebe o Campori Resgatados, evento organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia com apoio do Governo da Bahia, por meio da SUFOTUR (Superintendência de Fomento ao Turismo). Com o tema “Resgatados”, o acampamento reúne cerca de 23 mil adolescentes da Bahia e de Sergipe para dias intensos de atividades de lazer, aprendizado e espiritualidade.
Os Clubes de Desbravadores, presentes em mais de 160 países desde 1950, têm a missão de educar e formar juvenis de 10 a 15 anos para o serviço comunitário e desenvolvimento pessoal. No Brasil, são cerca de 10 mil clubes e 280 mil participantes, que realizam ações sociais e de auxílio em desastres, promovendo valores como cidadania, saúde e solidariedade.
A abertura oficial acontece hoje, às 19h, com homenagens ao SAMU, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, celebrando o início de uma programação diversificada com competições, workshops e atividades ao ar livre. O evento segue até o dia 17 de novembro, com uma agenda voltada para o fortalecimento de valores e a promoção de liderança entre os desbravadores.
O impacto do Campori vai além do acampamento, movimentando a economia local com ocupação de hotéis, restaurantes e comércio. A programação inclui apresentações culturais, shows musicais e a presença de autoridades locais e líderes religiosos, tornando o evento um marco para a cidade.
A rotina diária começa às 5h30 com um momento devocional na arena principal, seguido de atividades educativas, recreativas e espirituais. Um parque de diversões, área de compras e opções de alimentação vegetariana estarão à disposição dos participantes. O evento também conta com um hospital equipado para atendimentos emergenciais, oferecendo serviços de dentistas, psicólogos, pediatras e uma farmácia completa.
Pensando na saúde mental dos participantes, o hospital dispõe de uma “sala da calma”, projetada para autistas e pessoas com TDAH. A equipe de saúde, formada por profissionais voluntários como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de diversas cidades da Bahia e Sergipe, trabalha em rodízio para garantir assistência integral aos juvenis, incluindo o uso da “motolância” para atendimentos rápidos.
Pastores e cantores renomados completam a programação, que promete marcar a juventude com momentos de fé, aprendizado e celebração, fazendo do Campori uma experiência única e inesquecível para os desbravadores.