Para enfrentar uma corrida é preciso se preparar física e mentalmente. Se for a primeira vez, é recomendável optar por provas de curta distância e, progressivamente, assumir maiores desafios. Você começa desenhando um plano que inclui o método de treinamento, alimentação e descanso. O objetivo é melhorar a capacidade pulmonar e cardiovascular, além de trabalhar força, potência e velocidade.
Caso tenha que enfrentar uma corrida de velocidade na pista, junto com o treinador, o plano de treinamento é revisto e ajustado para chegar nas melhores condições no dia da competição. Existem semelhanças na preparação para corridas de velocidade e distância. No entanto, no primeiro, o foco é aumentar a capacidade de usar todas as ações motoras para atingir o objetivo. Na segunda, a preparação deve contemplar não só o aspecto físico, mas também o psicológico, essencial para resistir à distância, às intempéries e ao cansaço. A seguir, este artigo dá-lhe os melhores conselhos para que possa enfrentar o seu primeiro desafio. Vai!
Diante de uma corrida: o que você deve fazer?
Se for sua primeira corrida, há vários aspectos que precisam ser abordados. O psicológico, por exemplo, tem papel fundamental. No entanto, a primeira coisa é investigar as condições e características da corrida em que você vai participar. Em seguida, estabeleça um plano de treinamento com base nas informações obtidas. É fundamental se informar sobre como se preparar mentalmente para enfrentar esse desafio esportivo. Se você estiver treinando por conta própria, será útil se inscrever em uma plataforma de condicionamento físico online. A partir daqui, poderá aceder a consultas com psicólogos e nutricionistas especializados, que o orientarão para obter os melhores resultados.
Realize um exame médico desportivo
Antes de enfrentar uma corrida, é aconselhável passar por um exame médico. E é conveniente certificar-se de que o corpo funciona perfeitamente, antes de iniciar o plano de treinamento. Este tipo de avaliação geralmente tem duas fases. Começa com um teste analítico para determinar o estado de saúde, um formulário geral para determinar uma história e um exame físico. A segunda fase, onde são avaliadas a função cardíaca e a capacidade pulmonar. Por fim, um teste de esforço que fornece informações fundamentais para ajustar o treinamento para a competição.
Diante de uma corrida: como deve ser o calendário de treinos?
O tempo mínimo para enfrentar uma prova e atingir o desempenho máximo é de três meses. Todos os componentes da condição física devem ser levados em consideração, assim como os dias de treino e os dias de descanso, pois o corpo deve se recuperar entre as sessões. É fundamental trabalhar a técnica e fortalecer os músculos para evitar lesões. Além disso, trabalhe para melhorar a resistência e alcance o tempo ideal na distância a ser percorrida.
Junte-se a um clube ou academia
Algumas acadmeias tem clubes onde pode encontrar o que precisa para otimizar o seu treino. E é que enfrentar uma corrida pela primeira vez é um grande desafio que exige o acompanhamento de um profissional. Ao fazer parte de um dos clubes, pode contar com os serviços de um personal trainer para condicionar os seus músculos, atingir o peso corporal adequado e aumentar a sua resistência.
Escolha o tênis certo
Um elemento essencial para enfrentar uma corrida são os tenis certos. Saber escolher o tenis perfeito lhe dará uma vantagem importante. Estes devem ter amortecimento correto para evitar lesões. Além disso, é fundamental que sejam flexíveis, estáveis e leves. Da mesma forma, dependendo da superfície onde a corrida acontece, uma boa aderência nas solas é propícia. Se você não usar os sapatos corretos, poderá causar danos às pernas e aos pés.
Preparo nutricional
Quando você se prepara para enfrentar uma corrida, não pode comer nada. A dieta também é peça fundamental para atingir o máximo desempenho. Você tem que entender que suas necessidades nutricionais são diferentes das pessoas sedentárias. A ingestão diária deve conter carboidratos complexos, proteínas, laticínios, fibras e gorduras saudáveis. Escolha vegetais frescos e complemente as refeições com frutas. Evita que a glicose seja armazenada como gordura. Para isso, deve-se abrir mão de alimentos açucarados, pão branco, refrigerantes e doces, em geral.