Sonoramente, “O Sol” apresenta uma mudança clara em relação ao trabalho desenvolvido por Dênis Negão à frente da banda Nitro. Aqui, as guitarras cedem espaço para uma base mais orgânica, guiada por percussões e violões, criando uma atmosfera quente, espiritual e profundamente conectada à palavra
O cantor e compositor Dênis Negão apresenta nesta sexta-feira (16 de janeiro), em todos os aplicativos de música, o single “O Sol”, primeiro lançamento de sua carreira solo, que chega pela Marã Música como um manifesto de união, pertencimento e esperança. A faixa marca o início de um novo ciclo artístico, mais íntimo e autoral, sem abrir mão da força coletiva que sempre esteve presente em sua trajetória.
“O Sol” nasce como um elo simbólico entre territórios, ancestralidades e vivências. A canção conecta África e Amazônia, origem e presente, passado e futuro, traduzindo em música uma mensagem universal de respeito, empatia e fortalecimento humano. “Essa música pra mim é uma conexão África e Amazônia, fala muito de onde minha descendência vem, África, e de onde eu estou, o Norte do Brasil”, explica o artista. Segundo ele, a faixa carrega “uma mensagem de união de todos, independente da cor, religião e escolhas”, além de reforçar que, mesmo diante das dificuldades, “o amanhã sempre chega e podemos recomeçar com esperança de dias melhores”.
Sonoramente, “O Sol” apresenta uma mudança clara em relação ao trabalho desenvolvido por Dênis Negão à frente da banda Nitro. Aqui, as guitarras cedem espaço para uma base mais orgânica, guiada por percussões e violões, criando uma atmosfera quente, espiritual e profundamente conectada à palavra. “Começando esse novo ciclo, a primeira diferença é que não teremos muitas guitarras, mais percussão, mais violão e letras que falam mais de mim”, conta. Ele completa: “Na banda sempre procurei escrever representando um coletivo, e nesse trabalho solo tenho como me expressar sobre minhas vivências pessoais. É um trabalho totalmente diferente do que faço com a Nitro”.
O processo de composição de “O Sol” também reflete esse momento de virada. A decisão de dar vida a um projeto solo veio da percepção de que muitas canções não se encaixavam na identidade da banda. “Eu escrevo muitas músicas e percebi já faz um bom tempo que tinha várias que não tinham a cara da banda”, relembra. A faixa foi apresentada como um teste ao parceiro de produção Tullio Nunes, que abraçou a ideia desde o início. “Fiz o primeiro teste com ‘O Sol’, apresentei para o Tullio, que me deu uma grande força. Gostei muito do resultado e isso me deixou empolgado para continuar com a ideia”.
A letra funciona como um posicionamento claro diante do mundo contemporâneo e de suas divisões. Para Dênis Negão, a música propõe um convite à reflexão e à convivência. “Somos um só, independente das nossas escolhas. Brigamos por tão pouco e muitas vezes por nada”, afirma. Ele segue destacando que conflitos ligados à política, religião, cor, classe social ou futebol apenas afastam as pessoas do essencial: “Somos nada nessa nave chamada Terra, apenas habitantes temporários. Poderíamos, no próximo amanhã, ter um relacionamento melhor entre irmãos”.
A expectativa para o lançamento é simples e direta, alinhada ao espírito da canção. “Espero, como sempre, que meu som chegue em quem às vezes precisa apenas de um som com uma mensagem que possa fazer o dia melhor”, diz o artista. “O Sol” também ganhará um clipe, já em fase de produção. “Já está no forno, em breve vamos divulgar mais”, antecipa.
Natural de Salvador (BA) e radicado no Norte do país, Dênis Negão iniciou sua relação com a música ainda na adolescência, influenciado pelo ambiente musical presente em casa e pelo efervescente cenário do rock nacional dos anos 80. “Com 15 anos ganhei o primeiro violão do meu pai e comecei a arranhar os primeiros acordes”, lembra. Logo vieram as primeiras bandas, até a formação da Ossos do Ofício, que mais tarde, após assinar com a Sony, passou a se chamar Nitro, projeto que segue ativo até hoje. Agora, Dênis dá um passo paralelo e complementar com seu trabalho solo.
Entre suas referências estão nomes fundamentais da música brasileira e internacional. O primeiro grande impacto veio ainda na infância, ao assistir a um show de Gilberto Gil, aos oito anos. Na juventude, foi atravessado pelo rock nacional de RPM, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Cazuza, além de influências internacionais como Queen, Pink Floyd, Red Hot Chili Peppers, Living Colour, Jimi Hendrix e Michael Jackson, a quem define como “um monstro, um artista completo”.
“O Sol” é o primeiro single de um álbum solo composto por 10 faixas, previsto para ser lançado em 2026, e sinaliza uma nova fase na carreira de Dênis Negão, mais conectada à espiritualidade, à ancestralidade e à potência da mensagem como ferramenta de transformação.
Ficha técnica
Dênis Negão – vocal
Arranjos e produção – Dênis Negão e Tullio Nunes
Gravação e mixagem – Estúdio Onda Project
CONFIRA A LETRA DE “O SOL”:
Estamos juntos no mundo
Em busca de amor pela vida
Os espinhos da estrada
Não vão nos abalar
A força e o poder e de cada um
Estamos um pelo outro e o outro por um
Ô ôô
Segue sua direção
Sinta o amor no coração
Deixa a briza da vida te levar
Ainda temos tempo pra seguir
Ainda temos tempo pra tentar ser feliz
Ô ôô
Amanhã
O sol vai nascer pra todos
Amanhã o sol vai nascer de novo
Ô ôô