Montagem de conclusão semestral de crianças e adolescentes.
Nos dias 12, 13 e 14 de julho acontece a IX Mostra dos Cursos Livres de Teatro com experimentos cênicos de criação autoral, apresentados por crianças, adolescentes e adultos dos cursos de iniciação teatral do Grupo Arte de Viver. Todas as apresentações acontecem no Centro Cultural Arte de Viver, sede do Grupo, mediante convites distribuídos aos familiares dos alunos e venda de ingressos no local, com valor símbolico para ajudar na manutenção do espetáculo. No dia 12 (sexta-feira), estreia da programação, começando às 19 horas, e nos dias 13 e 14 (sábado e domingo), começando às 18 horas.
De acordo com Hemetério Segundo idealizador e diretor do Grupo Arte de Viver, criador do Prêmio Ceará Encena e supervisor artístico dos cursos e oficinas, o projeto tem como objetivo introduzir crianças e adolescentes no universo do teatro com práticas inclusivas, desenvolver habilidades de comunicação e expressão, ampliar o repertório estético e cultural, e promover transversalmente o desenvolvimento de habilidades específicas que contribuam para a atuação nas diferentes áreas profissionais em formação de todos os participantes, inclusive nos palcos para aqueles que desejarem seguir carreira artística no futuro.
O Centro Cultural – Arte de Viver promove a Mostra dos Cursos Livres como um espaço para que os alunos possam experimentar, diante de uma plateia, os exercícios propostos em sala ao longo do semestre. As turmas de crianças e adolescentes apresentam ao público exercícios que representam um resumo do conteúdo vivenciado ao longo do primeiro semestre deste ano, uma imersão no mundo dos contos de fadas, onde, apropriando-se de histórias do imaginário coletivo, fazem releituras inusitadas e atuais, abordando contextos sociais importantes e, muitas vezes silenciados, concebendo o próprio texto em cena, durante os exercícios de treinamento e preparação.
Grupo Arte de Viver em festa
O Grupo Arte de Viver há 24 anos cumpre uma trajetória incansável rumo ao sucesso formativo de novos artistas no cenário teatral cearense, se destacando por sua capacidade de inovar e produzir obras autorais que, além de entreter, são capazes de comunicar, sensibilizar e transformar a sociedade.
Hemetério Segundo, também adianta a preparação de todos (alunos, professores, elenco e equipe técnica) para as comemorações dos 25 anos de fundação e atuação do Grupo Arte de Viver e dos 10 anos de inauguração e funcionamento do Centro Cultural – Arte de Viver em 2025.
“Será mais um grande ano, como todos os outros, mas, com um gostinho especial, afinal de contas 25 anos não são 25 dias, é literalmente uma vida, uma vida bem vivida que merece ser celebrada. Sinto-me honrado de ver aquilo que lá no início era apenas um sonho para mim e para meus companheiros de jornada (Hemetério Terceiro e Pedro Marinho), hoje, depois de muitos desafios bravamente superados, ver concretizado como um sonho coletivo, um verdadeiro celeiro de artistas e de talentos, um oásis a todos que, como nós, têm sede de arte e extrema necessidade de um lugar seguro para beber dessa fonte inesgotável de vida. Realmente é um presente em minha trajetória de luta pela arte e pela educação, sou eternamente grato por tudo e por todos que por aqui já passaram e, claro, por todos que ainda passarão”, afirmou Hemetério Segundo.
Programação:
<span;>- Dias 12, 13 e 14/JULHO: IX Mostra Cursos Livres – Centro Cultural Arte de Viver
- Rua Samuel Uchôa, 395 – Montese (Instagram: @grupoartedeviver – Informações: (85) 99104-3360