Novos ônibus começam a chegar no segundo semestre deste ano para substituir gradativamente veículos antigos.
A frota de BRTs da cidade será renovada visando garantir mais qualidade no serviço prestado à prefeitura, publicado hoje em diário oficial a prefeitura fará a aquisição de 557 novos veículos. A compra será realizada por meio de licitação e faz parte de um projeto que envolve a requalificação desse tipo de transporte. Possibilitando a substituição gradativa dos ônibus antigos a partir do segundo semestre deste ano e a expansão do sistema até 2023.
A aquisição dos novos BRTs será dividida em duas licitações. A primeira prevê a compra de 307 veículos articulados, com início da entrega em outubro. A segunda é para receber outros 250 ônibus no segundo semestre de 2023 (modelos básicos e de 21 metros).
Os novos veículos terão portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, garantindo a segurança do funcionário.
Além disso, está previsto mais espaço em áreas reservadas (box) para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia em cada unidade rígida dos veículos, banco duplo de assentos preferenciais, destinado a idosos, obesos, gestantes, pessoas com bebês ou crianças de colo e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, situado em frente a cada porta de serviço, exceto em frente à terceira porta, face à existência da porta de emergência Todos os ônibus terão equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e vídeo monitoramento.
A medida que está sob a gestão da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) vai licitar também a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para maio. O vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também da manutenção dos veículos e gestão das garagens.
Fonte: D.O Prefeitura