A escritora Thereza Christina Rocque da Motta lança o livro “Sheherazade – Novas Lendas das 1001 Noites e Três Já Conhecidas”, pelo selo Maat, da Ibis Libris Editora, com ilustrações de Felipe Trigueiro, no dia 13 de fevereiro (domingo), na Blooks Botafogo, às 16h. É o primeiro lançamento do ano do selo Maat, criado há um ano pela Ibis Libris, que completa 22 anos publicando poesia, contos, romances, crônicas, biografias e cultura em geral.
Sheherazade tinha o perfeito domínio da temporalidade, no encadeamento das histórias e na interrupção da narrativa no momento exato, operando a continuidade e, simultaneamente, a descontinuidade do tempo. Suas palavras eram fórmulas encantatórias que produziam no sultão um verdadeiro feitiço, adiando sua morte após a noite de núpcias, conforme o costume.
A ideia de trazer de volta a personagem Sheherazade foi para mostrar o encanto que as histórias produzem, a imortalidade das palavras e o empoderamento feminino desde sempre. Dentro dessa magia, surgiram 14 histórias inéditas, com o mesmo sabor oriental das lendas da Arábia, como “O gato e o sapateiro”, “O tapete mágico”, “O rei solitário” e “O príncipe das 12 luas cheias”, e três histórias já bem conhecidas, que não poderiam faltar no livro: “Ali Babá e os 40 ladrões”, “Aladim e a lâmpada mágica” e a última da própria Sheherazade, quando o Sultão lhe revela que não irá matá-la após ter ouvido suas histórias durante 1.001 noites. As ilustrações são de Felipe Trigueiro e a obra é voltada ao público infanto-juvenil, mas promete agradar pessoas de todas as idades.