O cantor e compositor, Tuono, a poucas semanas completou 4 anos de carreira, e lançou no começo de setembro, a música “Amarelo”. Com o intuito de fortalecer a campanha Setembro Amarelo.
A canção fala sobre a importância do cuidado com as questões psicológicas em todos os meses e não somente em setembro, em uma frase da canção Tuono cita: “Para com a hipocrisia de fingir se importar o ano não é feito de um mês, compartilhar textão não é nada”.
Com turnê marcada para iniciar 19 de Novembro, o evento conta com meet para os fãs baterem papo e tirar fotos. Parte do repertório são baseadas na vivência que o cantor enfrentou, como a ansiedade generalizada, hoje Tuono debate as questões psicológicas através da música. Confira a entrevista:
Em uma frase da canção você cita ” Para com a hipocrisia de fingir se importar o ano não é feito de um mês, compartilhar terão não é nada”. Nesta frase você mostra a importância de falar sobre assuntos de questões psicológicas ao longo do ano, não somente em setembro. O que essa música traz como mensagem para aqueles que estão precisando ouvi-la neste momento?
Trás a urgência e a necessidade de debater as questões psicológicas. Independente do mês que estamos. Precisamos criar a consciência de que estamos tratando da saúde do mesmo jeito, que outras patologias.
Qual sua expectativa para o início da sua tour? Quais são os preparativos necessários para se preparar para uma turnê?
Estamos ensaiando bastante, testando as músicas, arranjando algumas novamente. Trabalhando na divulgação do show de 19/11, e após ele a agenda se abre rumo 2023.
Por ter diversas músicas em seu repertório que tratam de depressão e ansiedade, é algo biográfico, momentos que você passou e que a música conseguiu ser um meio para que você pudesse se expressar? E quais seus critérios de escolha das músicas e figurino para os shows?
Grande parte das canções que falam sobre as questões psicológicas são realmente baseadas em minha vivência com a ansiedade generalizada, atualmente tranquilo e controlado, mas que lá atrás tive momentos conturbados de crise. O critério da escolha das faixas pro show é fazer com que o meu público sinta que gastou o seu suado dinheiro com algo que lhe satisfez então esse é o ponto, fan service total. Quanto ao figurino ainda não sei o que vou usar pro show de novembro, mas quero algo colorido.
De que maneira as redes sociais e Spotify impactam na sua carreira?
A internet de um modo geral me fez ter a oportunidade de viver da minha arte, coisa que antes disso surgir não tinha como, sabemos que antigamente era muito difícil vc conseguir fazer uma grana com a música de forma independente, pois as gravadoras que tomava conta da cena. As redes sociais e o Spotify foram as ferramentas principais pra o meu trabalho ser conhecido.
Escrever uma canção sobre a campanha do setembro amarelo, é sem dúvidas nenhuma a iniciativa de fortalecer a ideia de que precisamos ter cuidado e tratar as questões psicológicas com mais afinco. Além dessa forma, de que outro sentido você acredita que essa canção possa atingir um número maior de pessoas que passam por problemas psicológicos e emocionais?
É através do ‘boca a boca’ mesmo, recebi muitas mensagens de jovens que levaram a música pra dentro da escola e usaram em trabalhos sobre o tema. Isso faz com que pessoas novas conheçam o som.
A música é um tipo de arte que assim como as demais, costuma ser recebida com diversas interpretações e olhares diferentes. O que a música significa na sua vida e como enxerga a presença dela no cotidiano?
Pra mim Tuono música é parte da existência, pois música é som, vibração, emoção, sentimento. Na minha vida é o combustível pra seguir em frente, é o outro oxigênio.
Você completou recente 4 anos de carreira, neste tempo, quais foram as maiores mudanças tanto no profissional quanto para as criações de músicas?
O corre continua, cada vez maior no sentido de que precisamos correr mais. Estive aprendendo mais sobre composição, mixagem e masterização, afinal eu faço literalmente tudo dentro do meu trabalho. Luto pra ser bom em todas essas partes, e com o tempo me tornar excelente no principal.
Acompanhe Tuono no Instagram
Com Luca Moreira, Regina Soares, Letícia Cleto e Affonso Tavares